quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

Clonando um disco com o sistema Ubuntu usando DRBL / Clonezilla

DRBL (Diskless Remote Boot in Linux) é um software livre sob licença GPL, desenvolvido pela equipe da NCHC (National Center for High-performance Computing) de Taiwan e liderada por Steven Shiau.

DRBL provê a inicialização de um sistema Linux remotamente sem a necessidade de discos locais ou sem sistemas instalados localmente, ele utiliza serviços de rede PXE/etherboot, NFS e NIS para prover um ambiente para os clientes conectados, de modo que o processamento e uso de memória é feito nos clientes, enquanto o sistema roda em uma máquina remota.

Um dos softwares que faz parte do DRBL é o Clonezilla, um software sob licença GPL, também desenvolvida pela equipe da NCHC, capaz de clonar e restaurar discos e partições. Ele é uma alternativa gratuita a softwares poderosos porém pagos, como o Acronis True Image e o Norton Ghost. O Clonezilla está disponível em duas versões:

- Clonezilla Live: backup e restauração de uma máquina;
- Clonezilla Server Edition: backup e restauração de forma massiva, podendo restaurar diversos computadores de uma só vez.

Com o Clonezilla é possível trabalhar de duas maneiras principais. Uma delas é gerando uma imagem para posterior restauração, e a outra é clonar / restaurar diretamente sem a necessidade de uma imagem.

O DRBL é disponibilizado de duas formas:
- Pacotes .deb, .rpm e arquivos .tar que podem ser instalados e configurados em distribuições Linux;
- Versão Live, em formatos .iso e zip, que já vem instalado em uma distribuição Debian, e pode ser gravado em uma mídia de CD/DVD ou num flash drive USB.

Utilizo essa ferramenta em meu trabalho, tenho vários laboratórios para dar manutenção, e fica praticamente impossível instalar o sistema operacional e todos os softwares máquina por máquina de forma idêntica, isso demandaria muito tempo, e é aí que o Clonezilla me facilita a vida. Eu instalo o sistema operacional e todos os programas apenas uma vez, configuro tudo, faço testes e após isso crio uma imagem, e em todas as demais máquinas apenas é necessário restaurar essa imagem, inclusive restauro várias simultaneamente, de forma que fica tudo padronizado e funcionando perfeitamente, e caso futuramente uma das máquinas apresente problemas, simplesmente preciso restaurar essa imagem novamente.

Neste vídeo, estarei mostrando como clonar uma máquina com o DRBL / Clonezilla de forma direta, ou seja, sem imagem. Outro dia estarei mostrando como criar uma imagem e como restaurar um sistema a partir dessa imagem.

Softwares utilizados para fazer o vídeo: